Atendemos a maioria dos planos de saúde!
Doenças
  • Tabagismo
  • Dieta rica em gordura saturada
  • Hipertensão Arterial
  • Obesidade
  • Estresse
  • Sedentarismo (não praticar exercícios físicos)

Ob.: As pessoas com diabetes e historia familiar para a doença coronariana também apresentam risco aumentado para doença cardíaca.
Doenças e cirurgia

Doença Orovalvar

As válvulas cardíacas são estruturas que direcionam o fluxo de sangue em um único sentido. As valvas podem ser danificadas por doenças adquiridas, como febre reumática ou endocardite infecciosa ou possuírem defeitos congênitos que necessitem de correção cirurgica.

Desta forma as valvas podem não abrir corretamente (estenose) ou podem ser incompetentes em seu fechamento (insuficiência) e por isso, frequentemente, necessitam de correção cirúrgica, pois o sangue não flui entre as câmaras como deveria fazê-lo.

Endocardite Bacteriana

A endocardite bacteriana é uma doença grave, causada pela infecção das válvulas cardíacas e/ou endotélio, e decorre da presença de bactéria na corrente sanguínea. Indivíduos com doença cardíaca congênita (exceto comunicação inter-atrial e estenose pulmonar), doença orovalvar e com prótese valvar, possuem alto risco para endocardite infecciosa.

Procure orientação médica quando for realizar procedimentos dentários, cirúrgicos ou testes diagnósticos invasivos para que seja realizada antibioticoprofilaxia para endocardite infecciosa.

Cirurgia Valvar

Quando possível, sua válvula é reparada, mas pode ser necessária a troca da mesma por uma prótese biológica ou metálica. Na maioria dos casos, somente após alguns meses que poderá ser percebida a melhora nos sintomas, pois é necessário um período de tempo para readaptação da sobrecarga de trabalho a qual será submetido o coração.

Alguns pacientes sentirão melhora logo após a cirurgia. Dependendo do tipo de prótese enxertada será necessária terapia medicamentosa para impedir a coagulação do sangue que entra em contato com o material da prótese.

No caso das próteses biológicas será necessária anticoagulação pelo período mínimo de três meses, e para as metálicas, indefinidamente.

Procure seu médico em caso de dúvidas ou na ocorrência dos seguintes sintomas durante o uso de anticoagulante:

• Fezes enegrecidas
  • Sangramento na urina
  • Inchaço inesperado
  • Dor de cabeça ou abdominal aguda
  • Vômitos cor de coca-cola ou borra de café
  • Sangramento nasal

Ob.: Não use AAS, aspirina, ou qualquer medicamento que contenha ácido acetilsalicílico enquanto estiver em uso de anticoagulante, pois poderá facilitar o sangramento.

Procure auxílio médico na necessidade de tratamento dentário ou cirúrgico durante o uso de anticoagulantes e evite esportes de contato, como futebol, para evitar acidentes hemorrágicos.